O homem fabrica bebidas alcoólicas desde os tempos antigos. Devido à dificuldade para encontrar e conservar água potável levou-o a fermentar sementes e a destilar gramíneas para matar a sede. A cerveja surgiu na Mesopotâmia (de grãos de cevada). O vinho foi descoberto por Noé (que plantou uma muda de videira no Monte Ararat) após o dilúvio. O rum no Caribe pelos escravos afros descendentes (com o melaço de cana).
No Brasil surgiu a CACHAÇA, irmã caçula do açúcar. Associada as palavras água e vida. Assim a cachaça - água ardente, onde o "ardente" se refere à "chama da vida". A cana-de-açúcar é uma planta originária da Ásia. No Brasil a cachaça surgiu em São Vicente, em 1532, com a cana trazida das ilhas atlânticas da Madeira e São Tomé por Martin Afonso de Souza. Hoje é símbolo de brasilidade, ao lado do samba, do Carnaval e da feijoada.
A 29ª edição do festival, uma das maiores festas dedicadas à aguardentes no Brasil, vai rolar nos dias 18, 19, 20 e 21 de Agosto de 2011 com uma programação recheada de shows, concurso de drinks, cirandas, jongo, maracatu, quadrilha entre outras atrações. Hoje a cachaça é a bebida mais consumida no Brasil e o terceiro destilado no mundo. Em Paraty existem atualmente sete engenhos produzindo aguardente de excelente qualidade e de forma artesanal.
Ainda dá tempo de aproveitar esse esse que´é um dos grandes prazeres brasileiros.
Reservas pelo e-mail: geraldofaraci@gmail.com
